Idioma:

2. Responsabilidade Socioambiental

Programas de Responsabilidade Socioambiental da Indústria de Cloro-álcalis(*)
Os produtores de cloro-álcalis empreendem ou apoiam diversos programas sociais e comunitários ligados à área de educação, meio ambiente e saúde. O quadro a seguir traz os principais programas empreendidos pelas empresas do setor.

Braskem
Programa de Educação Ambiental Lagoa Viva
Iniciado em 2001, no bairro do Pontal da Barra, comunidade vizinha à unidade industrial de Cloro Soda, em Alagoas, no Brasil, o programa promove oficinas voltadas à educação ambiental e à capacitação para apoiar a geração de emprego e renda da população local, através de ações nas escolas públicas do Estado. Ao longo dos anos, o programa vem contribuindo de forma relevante para a melhoria da qualidade de vida dos alunos, professores e das comunidades, configurando-se como uma ação de grande importância para a região. Cursos de música, inglês, hidroponia, apicultura e pós-graduação, entre outros, são algumas das atividades realizadas pelo programa.

Estação Ambiental Cinturão Verde
Área de conservação ambiental, criada em 1987, constitui uma reserva ecológica de 150 hectares, localizada na restinga do bairro do Pontal da Barra, entre o Oceano Atlântico e a Lagoa Mundaú, em Maceió - AL. O objetivo é o pleno desenvolvimento e a reprodução natural da flora e fauna locais. A reserva possui um total de 280 mil mudas plantadas, 200 espécies vegetais conservadas, 400 animais da fauna silvestre brasileira. Com o desenvolvimento de ações de formação de apicultores, através do programa “Pescadores de Mel”, no local se deu a descoberta da “Própolis Vermelha de Alagoas”, um tipo de própolis especial, que obteve do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) o selo de identificação geográfica (denominação de origem). Hoje é um dos produtos com maior valor agregado do arranjo produtivo da Apicultura do Estado. A Estação é reconhecida pela Unesco e pelo Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis).



Unipar Carbocloro
Programa Fábrica Aberta - é sucesso absoluto desde a sua criação. Com o objetivo de ser um canal de comunicação aberto e transparente entre a fábrica e a comunidade, esse programa de visitas já mostrou a milhares de pessoas o que a Unipar Carbocloro faz e como faz.

Além de conhecerem o processo de fabricação dos produtos e o uso deles no seu dia a dia, os visitantes têm a oportunidade de ver a preocupação da Unipar Carbocloro em preservar o meio ambiente e manter a segurança constante dos colaboradores e da comunidade do entorno da fábrica. Até hoje, já visitaram a fábrica mais de 96.000 pessoas e o Programa foi incluído no roteiro Científico Ambiental do Sebrae, que visa desenvolver pontos turísticos nas cidades da Baixada Santista.

Além do Fábrica aberta, a Unipar Carbocloro realiza anualmente a Gincana Ecológica com escolas municipais - que ocorre durante a semana de meio ambiente e mantém desde 2004 o Conselho Comunitário Consultivo, um grupo formado por líderes da comunidade com o objetivo de desenvolver projetos voltados à saúde, segurança e meio ambiente da sociedade, como Treinamento Simulado de Emergência e Programas de Educação Ambiental, como por exemplo, o Voluntários do rio. O Conselho também é mais um elo de comunicação entre a empresa e a comunidade. A empresa doa hipoclorito de sódio para entidades assistenciais de Santos e Cubatão com o objetivo de contribuir na melhoria da saúde da população. A empresa também destina, exclusivamente, seu Imposto de Renda para o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Cubatão, entre outras ações.



Canexus
Projeto Anzol - em 2003, a Canexus Brasil idealizou a criação de um projeto na comunidade de Barra do Riacho, em Aracruz, com a intenção de proporcionar aos moradores qualificação, oportunidade de renda, educação, formação cultural e protagonismo comunitário. Para isso, fez uma parceria com a Ação Comunitária do Espírito Santo (Aces), especializada no terceiro setor, para conduzir ações baseadas na premissa de ensinar a pescar ao invés de dar o peixe, oferecendo assim condições necessárias para que a comunidade assuma a prática do autodesenvolvimento, fomentando um movimento de transformação social e de valorização da vida. Ao longo de sua presença na região, o Projeto Anzol tem investido no potencial dos moradores, desenvolvendo, com diversas ações, o aprendizado que eleva o rendimento escolar e a autoestima, gera renda, promove a qualificação profissional, estimula a saúde e a qualidade de vida e viabiliza o sonho de cada participante em ser o responsável pela própria autonomia.



Dow Brasil
O estreito relacionamento da Dow com as suas comunidades ofereceu à Companhia a base para definir os três pilares de atuação em Responsabilidade Social Corporativa para a América Latina: Educação, Meio Ambiente e Empreendedorismo. Por meio de parcerias estratégicas com organizações não governamentais, órgãos públicos, comunidades científicas e instituições educacionais, a Dow apóia diversos projetos sociais no Brasil e na América Latina.

Dentre os 8 programas de responsabilidade social corporativa mantidos pela Dow no Brasil, atingindo mais de 500.000 pessoas, destacamos o Ecosmar (Economia Solidária de Matarandiba – Vera Cruz, Bahia), Ecopolis (Guarujá, SP), Jovens Embaixadores (São Paulo) e Conexão Jovem (Candeias – Bahia).

Além de beneficiar um grande número de pessoas por meio de seus projetos sociais, a Dow também entende que uma das principais formas de contribuir para o sucesso da comunidade é por meio do trabalho voluntário. Esta visão possibilitou a criação do SolidariDow, um programa que reúne todas as atividades de voluntariado e doações para que os funcionários possam participar mais ativamente da vida das comunidades.



Produquímica – Unidade Igarassu
A Produquímica – unidade Igarassu está sediada na cidade de Igarassu desde a sua fundação em 1958, e sempre interagiu de forma positiva com a sua comunidade, porém nos últimos anos tem procurado levantar as necessidades do Estado de Pernambuco e da sua região, despertando para a importância da ação comunitária. Dentre outras atividades a empresa realiza palestras educativas sobre a importância da higiene sanitária em: escolas, comunidades, prefeituras e auxilia no combate à Cólera através da doação de Hipoclorito de Sódio para prefeituras, clubes, escolas, hospitais, asilos e orfanatos, além de manter o programa Fábrica Aberta para toda a comunidade.



Pan-Americana
A Pan-Americana desenvolve inúmeros programas assistenciais em prol de 26 associações de moradores da região situadas em torno de suas unidades industriais, tendo as comunidades locais como suas principais parceiras. As comunidades locais participam ativamente das decisões relativas às ações sociais da empresa. As prioridades em relação aos projetos e obras sociais são definidas em reuniões mensais entre a diretoria da empresa e os líderes comunitários, evidenciando uma bem-sucedida política de “portas abertas”.

A agenda inclui a participação em projetos sociais, culturais e esportivos das associações de moradores, além de ajuda permanente a instituições públicas, como escolas municipais, creches e centros comunitários, através da distribuição de alimentos, medicamentos, produtos sanitários, assistência social, obras de reparos, obras de urbanização e outras assistências.



Solvay Indupa do Brasil
A Solvay Indupa desenvolve junto à comunidade vizinha à fábrica, vários projetos de educação socioambiental, dentre os quais podemos citar:

• Programa “Química e Natureza” - apresenta ações nas áreas de educação ambiental, esporte, cultura e geração de trabalho e renda que englobam os seguintes projetos:
• “Curta Química e Natureza” - programa de educação sócio ambiental criado nas escolas no qual o cinema é utilizado como a principal ferramenta para provocar reflexão dos alunos sobre as questões sócio ambientais locais.
• “Fibras da Serra” - projeto criado com foco na geração de trabalho e renda com a produção de objetos artesanais com a palha e fibra da bananeira pela comunidade em torno da fábrica.
• “Skatescola” - este projeto tem como objetivo fomentar a prática de esporte para o exercício da cidadania e desenvolvimento humano.
• “Água e cidadania” - visa à melhoria da qualidade de vida das populações afetadas pela seca nas zonas rurais do semi-árido brasileiro.
• “Portas Abertas” - programa de visita às instalações da fábrica que recebe em média 900 visitas por ano.
• “Reciclagem Solidária” - projeto criado no dia do meio ambiente em 2003, incentiva os funcionários da Solvay a fazerem coleta seletiva do lixo doméstico e trazerem para a Fábrica, o valor arrecadado com a venda é revertido para a comunidade.
• “Doação de Hipoclorito de Sódio” - produto usado na higienização de hospitais, escolas e controle de epidemias como a dengue, é doado pela Solvay há mais de 15 anos.
• “Jovem Cidadão” - projeto em parceria com o Governo Federal para incentivar a inclusão dos jovens no mercado de trabalho.
• “Mãos à obra” - programa de qualificação profissional desenvolvido em parceria com o Senai.
• “Melhor Idade e Meio Ambiente” - projeto de educação ambiental criado para a 3ª idade com o objetivo de formar agentes ambientais da melhor idade.



Abiclor
A Abiclor empreende vários programas de responsabilidade social e ambiental. Dentre os principais estão o “Cloro evita o cólera”, “Revista Turma da Mônica - Água Boa de Beber”, “Olimpíadas de Química” e “Projeto Piscina Limpa”. O Programa “Saúde Começa em Casa” é realizado em parceria com o Sinproquim, Unipar Carbocloro, Solvay Indupa e Indústrias Químicas Anhembi. Este programa atende às famílias carentes que tem crianças internadas com doenças crônicas na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

(*) Para maiores informações, visite os sites das empresas relacionados no final deste relatório.


Relatório Anual 2014