Com a chegada da estação mais esperada do ano pelos amantes da piscina, não dá para deixar de ter certos cuidados para que a diversão de todos seja sempre segura e saudável. Confira abaixo algumas dicas de como cuidar de maneira simples e eficaz da sua piscina.
Vale lembrar que o cloro merece uma atenção redobrada, pois ele é responsável pela maior parte da higienização da sua piscina, sendo capaz de eliminar fungos e bactérias, evitando assim problemas de saúde causados por microorganismos. Ainda que outros métodos de limpeza possam ser utilizados, o cloro ainda é o mais indicado por conta da sua alta capacidade de desinfectação. Porém, cuidado: se não aplicado na quantidade correta, pode causar irritações nos olhos e nas peles dos banhistas. A proporção recomendada é:
- cloro granulado: 4 gramas para cada 1.000 litros de água;
- cloro líquido: 15ml para cada 1.000 litros de água;
A periodicidade ideal de aplicação é de três vezes na semana. É importante lembrar que o produto deve ser primeiramente diluído em água em um reservatório de plástico para que, assim, possa ser aplicado no filtro. No caso do cloro granulado, atenção: se colocado diretamente na água da piscina ele pode acumular no piso e manchar seu revestimento, caso seja de fibra ou de vinil.
Outros fatores que devem ser considerados:
- o pH deve estar entre 7.2 e 7.6;
- a alcalinidade tem que permanecer entre 80 e 120 ppm;
- e o nível de cloro deve estar entre 1 a 3 ppm.
Lembre-se que cada piscina possui seus critérios específicos de cuidado, o que faz com que estas dicas sejam adaptáveis às necessidades de cada uma. Mas, no geral, estas pequenas atitudes já garantirão que sua piscina funcione corretamente e proporcione o lazer de toda a família durante todo o verão que só está começando.
Fonte: Pool Piscina.