Abiclor

Vaso de plantas pode ser foco do Aedes na primavera

Amanhã, dia 22, começa a primavera e quem gosta de flores e plantas aproveita a estação para enfeitar a casa ou o quintal.  Para aproveitar o que a primavera tem de melhor, é preciso tomar alguns cuidados e intensificar as ações para combater a proliferação de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Essa é uma época em que aumenta a incidência de chuva,  o que favorece o desenvolvimento das larvas dos mosquito, que gostam de temperaturas mais elevadas e umidade.   

Por isso, é importante cuidar para não deixar água parada nos pratinhos ou nos vasos de plantas. Pelo menos uma ou duas vezes por semana, faça uma limpeza nos pratinhos, jogando fora a água acumulada e lavando bem os recipientes com água e sabão.  Essa limpeza é importante porque os ovos do mosquito podem sobreviver até 450 dias, mesmo que o local onde foram depositados esteja seco, e basta uma aguinha para eclodirem. Uma boa dica é furar o vaso de planta para evitar o acúmulo de água de chuva.

Mas se você quer manter a casa florida sem ter de se preocupar com focos do Aedes aegytpi, encha com areia o pratinho que fica embaixo do vaso para evitar que ele fique encharcado.