Como consequência de retiradas excessivas das águas subterrâneas, o estado da Califórnia, nos Estados Unidos, recebeu novo alerta: as terras que fazem parte do solo do Vale Central, onde se concentra a produção agrícola , estão afundando em ritmo acelerado, rumo ao quinto ano da seca histórica vivenciada na região. De acordo com análises realizadas pelo Departamento de Recursos Hídricos da Califórnia em parceria com a NASA, o local está imergindo cerca de 5 centímetros por mês.
Esse fenômeno, conhecido como subsidência, tem o potencial de danificar a infraestrutura local, incluindo aquedutos, pontes e estradas. A longo prazo, pode até mesmo reduzir permanentemente a capacidade de armazenamento de água do aquífero subterrâneo.
O Departamento de Recursos Hídricos da Califórnia afirmou que vai trabalhar em conjunto com municípios e comunidades afetadas para identificar maneiras de diminuir a taxa de subsidência e proteger infraestruturas vitais como canais, estações de bombeamento, pontes e poços.
Fonte: Exame.com, 20/08/2015