Abiclor

“Se exercitar dentro d’água é primordial”, diz o medalhista olímpico Manoel dos Santos

A natação é o esporte aquático mais popular do mundo e está entre as atividades físicas mais saudáveis para as pessoas. Nadar é muito mais do que apenas um lazer, é também sinônimo de saúde. O ex-nadador e medalhista olímpico, Manoel dos Santos, é dono de duas academias em São Paulo e contou ao Piscina Limpa sobre os benefícios oferecidos pela natação.

Para ele, é o ponto de partida para todas as outras modalidades esportivas. “A natação é a introdução para fazer qualquer outro esporte. Na água, você precisa ter uma sensibilidade para aplicar a força e consequentemente se locomover, e essa sensibilidade é usada em todos os esportes.” – disse. 

Sendo uma das práticas esportivas mais indicadas para as crianças, a natação ajuda tanto no desenvolvimento físico quanto mental e motor. “Os benefícios vão desde a parte neurológica até a pulmonar. Além do que, hoje em dia, por causa do smartphone, as crianças estão ficando com a postura errada e vão ficar todas corcundas. A natação faz o corpo ‘espichar’, ou seja, você pode ficar no celular cinco horas por dia, mas precisa exercitar um pouco. A natação é o mais indicado contra esse problema.”- alerta.

Com 82 anos, engana-se quem pensa que a idade afastou o medalhista olímpico das piscinas. Pelo contrário, exercícios de fortalecimento e nados de 400 a 500 metros fazem parte de sua rotina semanal. “Fico satisfeito”, diz ele. 

Manoel explica e recomenda que idosos também pratiquem atividades na piscina: “Só do idoso ficar dentro da água, já é um benefício. Fazer exercício de perna é muito bom por causa dos músculos do abdômen. Não tem necessidade de nadar muito, mas se exercitar dentro d’água é primordial”. Ele ainda brinca aos risos sobre possíveis desculpas dadas pelos “fujões” para evitar a atividade física: “Eu nunca vi ninguém se contundir dentro da piscina”.