O hipoclorito de sódio e a água sanitária podem ser corrosivos à pele e tecidos, principalmente devido ao seu poder oxidante e à sua alcalinidade. Por isso, devem ser manuseados com cuidado.
- Contato com os olhos – Lavar em água corrente por 10 a 15 minutos. Se você tiver a sensação de “areia nos olhos”, “vista embaçada”, procure um oftalmologista, porque pode ser conjuntivite química
- Contato com a pele – Lavar em água corrente por 10 a 15 minutos. Se você tem a pele sensível a produtos de limpeza, use luvas ao mexer com o produto, porque ele pode causar vermelhidão, alergia e até queimadura. Caso isso aconteça, procure um dermatologista.
- Ingestão – Não provoque vômitos. Tome gelatina líquida ou clara de ovo, e procure um médico.
- Inalação em ambiente fechado – saia do local imediatamente e, se você sentir falta de ar e mal-estar, procure um médico.
Cuidados básicos
- Ao comprar água sanitária, leia atentamente o rótulo, que deve conter: o registro no Ministério da Saúde, o nome e o endereço do fabricante, o nome do produto, a data da fabricação e o prazo de validade.
- Guarde a água sanitária em recipiente fechado e em local ventilado e longe de raios solares e do calor.
- Nunca misture água sanitária com vinagre, ácido muriático ou agente de limpeza. Pode haver liberação de gases prejudiciais à saúde.
- Não use o hipoclorito de sódio direto na pele.
- Mantenha produtos à base de cloro longe das crianças e animais domésticos.
- Não reutilize a embalagem.
- Use apenas as dosagens aqui prescritas. Dosagens não controladas podem prejudicar a saúde.