Abiclor

Saltos ornamentais: 4 atletas brasileiros buscam final olímpica

Pela primeira vez o Brasil tem quatro atletas na disputa olímpica nos saltos ornamentais. Antes, o número de atletas que conseguiam passar pela bateria de provas até chegar aos Jogos Olímpicos era menor.

Entre os quatros que estão participando do torneio em Tóquio, apenas Ingrid Oliveira é veterana – ela participou dos Jogos do Rio de 2016. Os outros três – Isaac Souza, Kawan Pereira e Luana Lima – são novatos. Com exceção de Luana, que disputa na plataforma de 3 metros, os demais vão saltar de uma plataforma de 10 metros.

A veterana Ingrid conquistou medalha de ouro para o Brasil, no Grande Pix Bolzono, na Itália, e prata nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em 2015.

O saltador Kawan Pereira alcançou o melhor resultado do Brasil em um pré-olímpico da modalidade, o 10º lugar na plataforma de 10 metros. O atleta também tem uma medalha de bronze que ganhou nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, junto com Isaac Souza, que também participa do Jogos de Tóquio.

A disputa dos saltos ornamentais nos Jogos Olímpicos começa no domingo, a partir das 15h do Japão (3h do Brasil). O Brasil terá sua primeira prova por medalha na próxima sexta-feira,30, com a prova de trampolim de 3 metros de Luana Lira.