A evaporação da água é um processo natural e que afeta também as piscinas, especialmente, durante o verão, quando o se uso é intensificado. Temperaturas elevadas, clima seco e ventos fortes que provocam agitação da água contribuem para a evaporação. A água em movimento evapora com mais facilidade, principalmente no calor. Para que você possa se refrescar sem ficar preocupado com o consumo de água, confira algumas dicas que ajudam a evitar o desperdício.
- Faça manutenção frequente: em dias quentes é preciso intensificar o monitoramento do pH, da alcalinidade e do cloro, três cuidados essências para manter a qualidade da água, evitando a troca de água. De preferência, a cloração deve ser feita quando o sol estiver baixo.
- Desligue fontes e quedas d’ água: a água em movimento evapora com mais facilidade, principalmente no calor. Assim, uma forma de economizar água é desligar as quedas d’águas, fontes e esguichos quando não estiverem uso.
- Reutilizar a água por meio da retrolavagem: esse procedimento de filtrar a água deve ser feito com o filtro sempre limpo para que as sujeiras não afetem a qualidade da água. Esse cuidado garante a utilização da mesma água muitas vezes.
- Use coberturas ou capas: esse é um cuidado que vale a pena, pois ajuda a evitar a evaporação no calor.