Para discutir sobre as principais dificuldades da administração pública da água nas cidades, o Portal Envolverde, a UNIBES Cultural e o ICLEI, promovem uma “roda de conversa” no Dia Mundial da Água, dia 22 de Março.
Falar sobre as crises hídricas no Brasil – por mais batido que seja – é extremamente necessário, já que o assunto irá nos acompanhar nas próximas décadas. A escassez de água acontece por diversos motivos, como a poluição dos rios e mananciais com esgotos, o desperdício de água em sistemas de abastecimento e no uso residencial, a falta de manutenção de equipamentos públicos, e no processo inadequado de irrigação.
Em janeiro deste ano, pouco menos de um ano após o término da crise hídrica paulista que assolou a população em 2015, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) afirmou que o desperdício de água tratada já superou os índices de perdas medidos antes do início da seca ocorridos entre 2014 e 2015. Um cálculo feito pelo Jornal Folha de S. Paulo mostrou que entre janeiro e setembro de 2016, metade da capacidade normal do Sistema Cantareira foi desperdiçada.
Segundo o IBGE, apenas 15% dos brasileiros ainda vivem no campo, enquanto o restante vem para as cidades em de busca trabalho, renda, educação, cultura e água. O desafio de manter cerca de 170 milhões de pessoas abastecidas é enorme.
O evento será aberto por Fabiana Alves, responsável pela Campanha de Água do Greenpeace, que apresentará o estudo sobre o diagnóstico da paisagem do Cantareira – “Análise de Ecologia da Paisagem do Sistema Cantareira Voltada à Questão Hídrica”. Os convidados da “Roda de Conversa” serão Dante Ragazzi Pauli , ex-presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES) e Superintendente de Planejamento Integrado da Sabesp, o professor Pedro Jacobi, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da USP (PROCAM) e conselheiro do ICLEI, e Adriana Leles, assessora da presidência da SANASA, empresa de distribuição de água de Campinas (SP) e líder do Movimento Menos Perda Mais Água, pela redução de perdas nos sistemas de distribuição. A mediação será do jornalista Dal Marcondes, do Portal Envolverde.
O evento conta com o apoio da Brasil Kirin, Greenpeace e da ANA (Agência Nacional de Águas).
Serviço
Data – 22 de março de 2017
Horário – de 10h a 12h
Local: Unibes Cultural
Rua Oscar Freire, 2.500 – São Paulo -SP
Ao lado da estação Sumaré do Metrô
Fonte: Envolverde e Folha de S. Paulo