Com a chegada da primavera, no sábado, os termômetros tendem a subir estimulando o uso da piscina que ficou hibernando no inverno, principalmente as localizadas ao ar livre ou sem aquecimento. É hora de remover lona e deixar a água em perfeitas condições de uso, fazendo o tratamento adequado para assegurar a limpeza e evitar que a água fique esverdeada ou turva.
A reabertura da piscina depois do inverno ou depois de longo tempo de inatividade começa por duas etapas preliminares:
- Tratamento de choque e clarificação para eliminar materiais orgânicos que tenham se acumulado no período;
- Estabilização da água para ajusta o pH e a alcalinidade de modo a promover a desinfecção regular.
Caso o tratamento tenha sido abandonado por longo tempo e sua reabertura demande muitas retrolavagens do filtro (alto teor de impurezas em suspensão na água), a ordem acima deve ser seguida para evitar perdas de água tratada. Mas se a água está razoavelmente limpa e não requer retrolavagens de filtro, pode-se inverter a ordem acima, o que permitirá liberá-la para os banhistas em tempo mais curto. Isso geralmente acontece quando há o tratamento da piscina no inverno.
Confira algumas dicas para o tratamento na reabertura da piscina:
- Ajustar o pH na faixa de 7,2 a 7,6
- Ajustar a alcalinidade na faixa de 80 a 120 ppm.
- Realizar a supercloração.
- Adicionar cloro na proporção indicada para manutenção (1 a 3 ppm) uma vez por semana, aumentando a dosagem e aplicação se houver uso da piscina, verificando o cloro livre com o kit de testes.
Fonte: Piscina sem lágrimas