Abiclor

PVC no cotidiano: o polímero está presente na casa, no carro e até nos brinquedos

O PVC, ou policloreto de vinila, é muito conhecido por sua aplicação na construção civil, com destaque para o segmento de tubos e conexões: dados do Instituto do PVC apontam que o material está presente em cerca de 90% das tubulações de água e esgoto nas instalações prediais. Mas a versatilidade deste polímero é impressionante e permite sua aplicação nos mais diversos setores, transformando-se em produtos que fazem parte da vida de toda a sociedade.

O setor de saúde conhece de perto os benefícios deste polímero: atóxico e inerte, ele é resistente à ação de fungos, bactérias e da maioria dos reagentes químicos, e também é bom isolante térmico. Por suas características, o PVC está presente em diversos produtos hospitalares, como bolsas de sangue, tubos endotraqueais, bolsas de soro, cateteres cardiovasculares, sondas e equipamentos de alimentação enteral, cânulas de perfusão, entre diversos outros materiais utilizados em cirurgias. Cerca de 35% dos equipamentos plásticos utilizados na área médica são de PVC.

No setor automotivo, que demanda materiais altamente resistentes, o PVC ganha mais aplicações a cada dia. Usado no revestimento de bancos, em painéis e no acabamento de portas, por exemplo, ele garante durabilidade e reduz o peso dos veículos.

Além da hora do cuidado, o PVC também está presente nos momentos de lazer. A indústria de brinquedos considera o PVC o material mais adequado para a fabricação de bonecas, porque é o material que melhor reproduz as feições do rosto humano, e permite simular uma ampla variedade de tons de pele. Na linha de brinquedos infláveis, ele está nas boias de piscina, no tradicional joão-bobo ou joão-teimoso, e até nos “pula-pulas” de grande porte utilizados em festas infantis.

O material também pode ser encontrado em artigos esportivos como bolas e chuteiras, em pisos de quadras poliesportivas e em diversas outras aplicações desse segmento.

Composto por 57% de cloro e 43% de eteno, o PVC é 100% reciclável. É um dos polímeros com menor taxa de descarte e cerca de 70% da sua aplicação é atribuída a produtos de longa duração. Versátil e seguro, ele pode substituir materiais como alumínio, borracha, cobre, alvenaria, cerâmica, vidro ou madeira. Suas milhares de aplicações oferecem contribuições fundamentais para a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável.