Abiclor

Projeto vai levar saltos ornamentais a jovens em situação de vulnerabilidade social

“Um salto na Educação”, projeto desenvolvido em parceria pela Universidade de Brasília (UnB) e a Confederação Brasileira de Saltos Ornamentais (CBSO, ou Saltos Brasil) visa  criar dez núcleos de saltos ornamentais, em oito estados e Distrito Federal para atender 1.120 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos em situação de vulnerabilidade.

Para participar do projeto, as crianças deverão estar matriculadas na escola. Segundo o técnico olímpico Ricardo Moreira, presidente da Saltos Brasil, em entrevista à Agência Brasil, essa é uma oportunidade dos jovens entrarem em contato com a modalidade e ter os benefícios que a prática esportiva sistematizada pode oferecer à formação deles. “[Saltos ornamentais] não é uma atividade que qualquer um pratica, então, fazer algo diferenciado é enriquecedor”, afirma o técnico olímpico.

Para ajudar a difundir a modalidade, os núcleos serão distribuídos nas cinco regiões do Brasil, nos estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Paraíba, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.  Na capital federal serão duas sedes, uma no centro olímpico da UnB, considerado um dos principais do continente. A previsão é que as aulas comecem entre o fim de março e o início de abril.

Cada núcleo atenderá 112 crianças, que terão aulas duas vezes na semana, de manhã e à tarde, sendo cada aula com duas horas de duração. Serão contratados um treinador e dois monitores para cada núcleo para capacitar os profissionais.  “A capacitação será permanente, pois queremos um trabalho mais padronizado. A ideia é formar cidadãos, mas também novos treinadores, despertar o interesse de profissionais na modalidade”, completa Moreira.

Confira onde ficam os dez núcleos do projeto Um salto na Educação.:

Centro Olímpico da Universidade de Brasília (UnB) – Brasília

Associação Brasiliense de Saltos Ornamentais – Brasília

Complexo Esportivo Maracanã – Rio de Janeiro

Cabo Branco – João Pessoa

Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo

Estádio Rei Pelé – Maceió

Clube do Trabalhador do Amazonas (Sesi) – Manaus

Clube Ferreira Pacheco (Sesi) – Goiânia

Complexo Aquático da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) – Palhoça (SC)

Centro de Formação Olímpica do Nordeste – Fortaleza

 

Fonte: Agência Brasil