A evolução da produção industrial teve o melhor mês de dezembro desde 2011, aponta a pesquisa mensal Sondagem Industrial, da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O índice que mede o crescimento da produção em relação ao mês anterior ficou em 42,4 pontos em dezembro.
Embora o número de novembro tenha sido maior, 50,5 pontos, é a melhor pontuação para o último mês do ano desde os 42,6 marcados em 2011. O indicador vai de zero a cem e valores acima de 50 indicam crescimento da produção frente ao mês anterior. A pesquisa foi feita com 2.244 empresas de todo o país entre 3 e 16 de dezembro.
O estudo destaca que dezembro é costumeiramente um mês de queda de atividade devido ao fim das encomendas para o período de festas. O ano de 2017, entretanto, apresentou uma desaceleração mais branda se comparado a outros anos.
O indicador da evolução do número de empregados na indústria foi de 47,6 pontos no mês passado, ante 49 pontos em novembro. O emprego no setor caiu mais em dezembro do que no mês anterior.
O percentual médio de utilização da capacidade instalada caiu para 64% no mês passado ante resultado de 68% em novembro. O indicador relativo à utilização de capacidade efetiva-usual, que considera o capacidade para o mês, fechou dezembro em 41,4 pontos, frente a 43,6 pontos em novembro.
Fonte: Valor Econômico