De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), a produção de químicos de uso industrial teve uma queda de 9,54% em abril de 2019 em relação ao mês anterior. Essa queda na produção fez com que o setor, que havia tido crescimento de 1,55% no primeiro trimestre ante o mesmo período do ano passado, registrasse de janeiro a abril um recuo na produção de 0,84% em comparação com os quatro primeiros meses de 2018.
Entre os grupos que tiveram maior impacto sobre a produção, estão os intermediários para fertilizantes, produtos petroquímicos básicos e resinas termoplásticas. Parte da diminuição no volume produzido é atribuída a paradas programadas, porém o setor também é impactado por outros fatores, que reduzem a competitividade do produto nacional em comparação ao importado, que já ocupa 38% do mercado nacional.
Como resultado desse cenário econômico e da redução na demanda pelos setores clientes, o consumo aparente nacional (CAN), que mede a produção mais importação menos exportação dos produtos químicos de uso industrial, apresentou retração de 3,1% de janeiro a abril de 2019 em relação aos quatro primeiros meses do ano passado.