Dez tartarugas marinhas que vivem em piscinas na base do Projeto Tamar, na Barra da Lagoa, em Florianópolis (SC), podem ser visitadas todos os dias no verão.
O centro de visitantes fica na área da base e auxilia no trabalho de conscientização e educação ambiental. Os pescadores são parceiros do projeto e avisam quando encontram alguma tartaruga na praia para que os biólogos recolham o animal.
Uma sala de vídeo e exposições, espaço para shows, espaço infantil e loja fazem parte do centro. O local conta com cinco piscinas de observação com exemplares de tartarugas marinhas que desovam no Brasil.
Um dos tratadores oficiais da base é o ex-padeiro Alexandre Mathias Rocha, 36 anos, que explica porque prefere a sua atual profissão:
— Tartarugas não reclamam!
Centro de visitantes
– O que faz: funcionam como núcleos de sensibilização e educação ambiental, além de oferecer lazer
– Visitação: até 13 de março – todos os dias, das 10h às 19h
– Alimentação interativa: todos os dias, às 11h30min e às 16h
– Visita monitorada: todos os dias, às 10h30nim e às 17h
– Ingresso: R$ 8 e R$ 4 para estudantes com carteira, crianças até 12 anos e pessoas acima de 60 anos. Crianças até 1,20m de altura não pagam.
– Escolas: gratuito para as públicas e taxa a combinar para escolas particulares. Visitação e taxas com Camila através do (48) 3236-2015.
– Endereço: rua Professor Ademir Francisco s/n, Barra da Lagoa.
– Mais informações: www.tamar.org.br