No dia Internacional da Mulher, o Piscina Limpa homenageia todas as mulheres que venceram tradições e superaram barreiras na natação. Você sabia que foi apenas em 1912 que as mulheres puderam participar da prova de natação dos Jogos Olímpicos?
Conheça cinco nadadoras que fizeram história:
1 – Maria Lenk
É o principal nome da natação brasileira por ter sido a primeira nadadora do País a conquistar um recorde mundial e a primeira sul-americana a participar das Olimpíadas. É a única brasileira a ter o nome no Hall da Fama Internacional de Natação. Lenk nadou até o fim de sua vida, falecendo em 2007, após o seu treino diário de natação.
2 – Sarah Durack
A australiana foi a primeira medalhista de ouro olímpico na natação, além de ter mantido o recorde mundial feminino de natação de 100 metros durante oito anos.
3 – Gertrude Ederle
A norte-americana foi a primeira mulher a atravessar a nado o canal da Mancha, indo da França para a Inglaterra.
4 – Dara Torres
Primeira nadadora com mais de 40 anos a participar de uma Olimpíada, em 2000, mostrando idade não é um empecilho para competir. Ganhou mais de 12 medalhas.
5 – Lynne Cox
Cruzou o Estreito de Bering, que separa os Estados Unidos da Rússia, numa temperatura média de 6 a 7 °C em duas horas. Seu feito conseguiu unir as duas ilhas, pouco antes do término da Guerra Fria.