Com o calorão que anda fazendo nas últimas semanas, as piscinas para cachorro estão ficando cheias! Assim como os humanos, os cães também sentem muito calor e adoram nadar, o que para eles é pura brincadeira! Mas atenção: nem todas as raças sabem nadar, ao contrário do que reza o senso comum, e não é recomendável colocar animais na mesma piscina que humanos.
Atualmente, é possível levar os animais para nadar em piscinas apropriadas, com profundidade adequada e acompanhamento de monitores o tempo todo.
- Antes de colocar o seu amigo cão na piscina confira algumas dicas e cuidados:
- Algumas raças não possuem estrutura física adequada para o nadar sozinhos, como é o caso de cães com perninhas mais curtas (caso do Basset Hound Terrier Escocêe e Dachshund), os braquicefálicos (Shih-tzu e Buldogue francês, por exemplo) e os que têm dificuldade de manter a cabeça fora da água (Pug e Buldogue Americano).
- Fique atento para que ele não beba água da piscina, o que pode causar vômitos ou diarreia.
- Existem diversos motivos para que raças específicas não possam nadar, por exemplo as raças que possuem pernas mais curtas (Basset Hound e Dachshund), que são braquicefálicos (Buldogue Inglês e o Francês) e algumas possuem dificuldade de manter a cabeça fora da água (Pug e o Buldogue Americano).
- Caso ele não possua nenhuma restrição ao uso da piscina, pode fazer super bem para a saúde de seu animalzinho, procure um veterinário para se informar melhor.
- Não deixe o seu cachorro sozinho na água. A natação deve ser monitorada de perto por um instrutor ou pelo dono.
- A natação é uma atividade importante, pois ajuda a perder peso, melhora a articulação, deixando os cachorros mais ágeis, além de auxiliar na recuperação de lesões e na interação social dos cães com outros animais e até mesmo pessoas.
- Para a segurança de todos, é importante que o cachorro esteja saudável e que a piscina esteja bem limpinha, tratada com cloro, que mata bactérias e microorganismos danosos à saúde.
- Piscinas de vinil ou PVC não devem ser usadas – as unhas podem arranhar e danificar o material, causando vazamentos.
- Antes de colocar o cachorro na água, consulte um veterinário de confiança.