Após uma boa atuação da equipe olímpica brasileira, entram em cena os nossos atletas paralímpicos para as disputas dos Jogos Paralímpicos de Tóquio.
Foram cinco anos de espera desde a última edição. A cerimônia de abertura será realizada no dia 24 de agosto, no Estádio Nacional do Japão, às 8h, horário de Brasília.
As provas de natação começam no dia 25 de agosto no Centro Aquático de Tóquio. A equipe brasileira conta com 36 nadadores, sendo a segunda modalidade com o maior número de atletas, ficando atrás somente do atletismo. Também ocupa a segunda colocação entre as modalidades que mais conquistaram medalhas para o Brasil em Jogos Paralímpicos, totalizando 102.
Outra curiosidade: é a categoria com o maior número de esportistas jovens. O mais novo da delegação brasileira de natação é o nadador João Pedro Brutos, com 18 anos..
Entre os nadadores brasileiros, destaques para Carol Santiago, classe S12, Phelipe Rodrigues, S10 e Daniel Dias, da classe S5. O nadador é o maior medalhista brasileiro paralímpico, tendo conquistado 24 medalhas. Este ano, ele se despede oficialmente das competições paralímpicas.
Para esse torneio paralímpico, o Brasil está levando 260 atletas no total.