Abiclor

O que esperar da natação nas Olimpíadas de Tóquio

A natação é uma das 35 modalidades brasileiras que estarão disputando medalhas nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que começa nesta sexta-feira, dia 23 e vai até 8 de agosto. O Brasil participa com uma equipe de 26 atletas – 16 homens e 10 mulheres. É a maior delegação de uma Olímpiadas fora do país (em 2016, no Rio 2016, foram 33 nadadores).

É um time que mescla juventude e experiência: 16 atletas são novatos em olimpíadas e 10 já estiveram presentes em edições anteriores. No time dos mais experientes estão nomes consagrados da natação, finalistas na Rio 2016, como Etiene Medeiros, Larissa Oliveira, Bruno Fratus, Gabriel Santos, Guilherme Guido e Marcelo Chierighini.

No feminino, os destaques são Etiene Medeiros, primeira campeã brasileira em mundiais com ouro nos 50 metros costas, em Budapeste 2017, e dona de nove medalhas de ouro em Jogos Pan-americanos, e Larissa Oliveira, que detém o título de maior medalhista do Brasil em Jogos Pan-Americanos, com dez pódios.Entre as novatas, os especialistas apontam duas jovens promessas: Stephanie Balduccini, 17 anos, e Ana Vieira, 19. A dupla estará ao lado de Etiene Medeiros e Larissa Oliveira no revezamento 4x100m livre feminino. Stephanie Balduccini é uma das mais jovens atletas desta olimpíada.

No time masculino, dos 16 atletas, 10 são estreantes. Entre os mais premiados estão os nadadores Bruno Fratus e Guilherme Guido, ambos com sete medalhas em Jogos Pan-americanos. Fratus tem cinco ouros e duas pratas e ainda quatro medalhas de campeonatos mundiais. Já Guido ostenta cinco medalhas em mundiais de piscina curta, além de sete medalhas conquistadas em jogos Pan-americanos.

Os Jogos Olímpicos começam nesta sexta-feira, 23, às 8 horas (horário de Brasília).
As provas da natação vão ocorrer entre os dias 24 e 31 de julho no Parque Aquático de Tóquio.

Vamos torcer para a natação brasileira!