Especialistas em atividades físicas afirmam que a natação ajuda a melhorar a performance da corrida. O esporte na água favorece o condicionamento físico do atleta. Apesar de tão diferentes, essas duas atividades se complementam. Confira!
Redução do impacto: A corrida é uma atividade de impacto para articulações e músculos. Na natação este impacto mecânico é praticamente zero. Ao substituir alguns treinos específicos de corrida pela natação, há uma redução desta repetição de impacto no corredor, reduzindo o risco de lesões.
Aumento da resistência: Por causa da pressão hidrostática (pressão exercida pela água sobre a superfície submersa do corpo e que promove uma leve massagem e estimula a circulação periférica), a natação gera um maior gasto energético. Assim, a natação estimula o desenvolvimento da resistência e melhora a eficiência do organismo em transportar oxigênio para os músculos.
Recuperação: A natação pode ajudar na recuperação após treinos de corrida mais puxados, que deixam com uma sensação de pernas pesadas e doridas.
Queima de gordura: A natação gera um gasto calórico muito elevado, ajudando no processo de queima de gordura.
Melhora do equilíbrio corporal: Ajuda no fortalecimento de membros superiores e musculaturas envolvidas na rotação do tronco. Essas estruturas são normalmente esquecidas nos treinos de corrida, apesar de sua relevante importância como auxiliares no movimento de correr e no equilíbrio harmonioso do corpo.
Otimização da capacidade cardiovascular: Nadar melhora o desempenho da sua respiração, deixando-a mais ritmada.
Mas atenção: a natação deve ser feita dias intercalados com a corrida. Também não é recomendado nadar antes dos treinos de corrida, pois nesses dias a musculatura precisa estar descansada.
Informações: http://www.nacoladatata.com/beneficios-da-natacao-para-corredores/#.V_fs_vkrKig