Com a reabertura de academias e parques, é hora de retomar as atividades físicas ou aumentar a frequência e intensidade para compensar os meses de sedentarismo e melhorar a qualidade de vida.
Se esse é o seu caso, saiba que a natação é apontada pelos especialistas como o melhor esporte para essa fase de recomeço. Por ser uma atividade de baixo impacto, ela facilita a adaptação do corpo à retomada de exercícios, de forma mais segura.
A natação apresenta ainda outras vantagens. Veja:
É um esporte seguro para praticar nesses tempos de pandemia, desde que sejam seguidos os protocolos corretos. Por ser um esporte individual, fica mais fácil para os praticantes da modalidade manter a distância recomendável durante aulas e treinos. E a água da piscina não transmite covid-19, já que é tratada com cloro.
Trata-se também de uma ótima atividade aeróbica. Numa aula de 50 minutos, é possível queimar 600 calorias! Na água, os músculos trabalham cinco, seis vezes mais do que em terra, por isso o gasto calórico é maior do que em outros esportes.
Por ser praticada dentro da água, a natação exige mais dos músculos e da respiração. É uma atividade de baixo impacto o que é não sobrecarrega as articulações, por esse motivo é muito recomendada para pessoas da terceira idade e para quem tem problemas de artrite reumatoide.
Isso em falar na sensação de prazer e bem-estar que natação proporciona!
Mas atenção: é importante procurar sempre orientação médica antes de recomeçar os treinos.
Fontes: Portal Terra, ecofit.com e Amaral natação.