Tempo seco e doenças respiratórias definitivamente não formam uma boa dupla. A escassez de chuvas dificulta a respiração, o que se torna um agravante para as pessoas que têm alguma doença respiratória como asma e bronquite. Por isso, a prática de esportes requer cuidados nessa época do ano. Há atividades físicas que exigem muita respiração, mas o tempo seco acaba deixando o corpo cansado com mais facilidade, a garganta com a sensação que está “arranhando” e os olhos ficam irritados facilmente.
Uma forma de amenizar esse quadro, reduzindo o desconforto causado pelo tempo seco, são as atividades como a natação. Os exercícios aquáticos são os mais recomendados para quem sofre com problemas respiratórios. No ambiente de piscina, a umidade do ar é maior do que em locais abertos, mantendo as narinas úmidas e facilitando a respiração.
Além disso, a prática da natação aumenta a resistência respiratória e do organismo, pois exige que a respiração seja mais forte no deslocamento, fazendo com que a respiração se torne mais ampla e os pulmões trabalhem de forma ideal, como é o caso de pessoas com asma, que após começarem na natação foram curadas da doença.
Fontes: Globo Esporte/Eu Atleta e site Minha Vida