Nesta sexta-feira, 4 de dezembro, acontecerá 25º Encontro Anual da Indústria Química (ENAIQ) em formato virtual, com transmissão aberta ao público via redes sociais (Vimeo e YouTube). O evento é realizado pela Abiquim e tem o apoio da Abiclor (Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados).
Entre os convidados desta edição estão o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que fará a abertura do ENAIQ junto com o presidente do Conselho Diretor da Abiquim, Marcos De Marchi, que abordará o papel da indústria química no combate à covid-19 e a recuperação do setor durante o segundo semestre; e do presidente da Frente Parlamentar da Química (FPQuímica), deputado Afonso Motta (PDT/RS).
Além disso, o presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio, deputado Alceu Moreira (MDB/RS), fará uma apresentação sobre as perspectivas, a partir do que representará o novo mercado de gás como possibilidade de matéria-prima competitiva, para a produção de químicos para a agropecuária.
O secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (SEPEC), do Ministério da Economia, Carlos Alexandre Da Costa, abordará as perspectivas econômicas para 2021, após um ano em que o País foi afetado pela pandemia de Covid-19, mas também foram realizadas medidas que impactam a recuperação econômica da indústria como a aprovação do novo Marco Legal do Saneamento Básico e a aprovação do PL do Gás na Câmara dos Deputados.
Está prevista também uma apresentação do diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem, líder da Força-Tarefa de Advocacy em Energia e Mudanças Climáticas do International Council of Chemical Associations(ICCA), Jorge Soto. O desempenho da indústria química brasileira em 2020 será apresentado pelo presidente-executivo da Abiquim, Ciro Marino.
Durante o ENAIQ, também serão anunciados os vencedores do 19º Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia, que reconhece projetos de inovação tecnológica na área química.
Para receber antecipadamente o link da transmissão do evento, clique aqui.