Abiclor

Mulheres na piscina!

Neste mês dedicado às mulheres, o Piscina Limpa homenageia todas as atletas, amadoras e profissionais, que ajudam a promover os esportes praticados em piscina.

A natação foi uma das primeiras modalidades femininas incluídas nos Jogos Olímpicos e a brasileira Maria Lenk,  uma das pioneiras da natação mundial, rompeu barreiras ao participar das Olimpíadas de 1932, em Los Angeles.

Ela entrou para a história por ter sido a primeira sul-americana a participar dos jogos olímpicos e pelos sucessivos recordes quebrados. Maria inovou ao ser a primeira mulher a utilizar o nado borboleta em uma competição oficial.

Antes dela, a australiana Sarah Durak enfrentou discriminação e preconceitos – até os primeiros anos do século XX, as mulheres não podiam nadar quando os homens estavam presentes. Ela ganhou a primeira medalha de ouro pelos 100 metros nado livre, única modalidade individual feminina na época, em 1912, durante os Jogos Olímpicos de Estocolmo.

De lá para cá, no mundo todo, a participação feminina na natação, no nado sincronizado, no polo aquático e no salto ornamental não para de crescer, inspirando cada vez mais mulheres a ocupar o espaço que lhes cabe no esporte.