A segurança química das piscinas merece atenção o ano todo e especialmente no verão, quando aumenta o uso da piscina. Os produtos químicos à base de cloro matam os germes e, por isso, são essenciais para manter a água saudável, protegendo a saúde e garantindo a segurança dos banhistas. Para ajudar os responsáveis e usuários de piscina a manusear e armazenar corretamente os produtos químicos, confira algumas dicas:
LEIA SEMPRE AS INSTRUÇÕES
Os produtos químicos possuem compostos altamente reativos. Por isso, torna-se indispensável a leitura atenta dos rótulos e o acompanhamento das instruções fornecidas pela embalagem. Dessa forma, não devem ser utilizados produtos sem rótulos, embalagens abertas ou sem marcas de identificação. Além disso, deve-se priorizar o uso de um produto por vez, na quantidade indicada, evitando o contato entre compostos diferentes.
ESTOCAGEM
Para que o armazenamento seja seguro, os produtos devem ser armazenados em áreas arejadas, sem contato direto com a luz solar, já que condições externas podem originar uma combinação explosiva.
Detalhes como vazamentos e proximidade entre embalagens devem ser conferidos com frequência. Isso se explica pelo alto risco de reação decorrente do contato entre substâncias líquidas e secas.
Ácidos e produtos com cloro também devem ser guardados distantes um do outro, já que sua mistura é altamente tóxica.
Devem estar fora do alcance de crianças e animais.
MANUSEIO
Além de verificar com frequência o estado dos produtos químicos, seu manuseio requer proteção extra. Equipamentos de segurança como óculos e luvas resistentes facilitam e asseguram um tratamento de qualidade.
Antes de descartar a embalagem, é importante certificar-se de que todo o produto foi consumido e, antes de eliminar os recipientes, lave-os completamente. Após utilizar os produtos, é importante lavar bem as mãos com água e sabão.
Em caso de vazamento, a ação deve ser imediata, já que os produtos podem ser corrosivos e causar queimaduras graves.
Informações sobre cada produto químico podem ser conferidas e analisadas através da Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ), que possui versão online.
Fonte: Abiclor