Abiclor

Jogos Paralímpicos: 29 nadadores conquistam vaga para Tóquio

Na seletiva de natação dos jogos paralímpicos encerrada no fim de semana em São Paulo, 29 atletas conseguiram índice para a Paralimpíada de Tóquio 2020, sendo 11 mulheres e 18 homens. Participaram da seletiva 58  nadadores.

Em entrevista ao portal Olimpíada Todo Dia, o técnico-chefe da Seleção Brasileira, Leonardo Tomasello, afirmou que a qualidade técnica foi melhor do que o esperado. “Nós não tínhamos a perspectiva de ter tantos atletas com índice, tanto que o nosso critério era bem amplo. Foi bom ver que o planejamento estratégico da modalidade, pós-Jogos Rio 2016 até os Jogos de Tóquio, deu certo. É uma Seleção muito nova, isso é muito importante”, disse o Tomasello.

Além dos atletas classificados na última semana, para natação, o Brasil possui 35 vagas na Paralimpíada de Tóquio. Pelos critérios do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que atua como confederação da modalidade, já estão confirmados nos Jogos de Tóquio os campeões mundiais de 2019: Edênia Garcia (S3), Wendell Belarmino (S11), Carol Santiago (S12) e Daniel Dias (S5).

Agora, os nadadores que participaram da seletiva em São Paulo aguardam a validação da elegibilidade pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês) e a convocação oficial do CPB, que deve ocorrer até o final de junho.