Abiclor

Indústria de cloro-álcalis reduz em 81,7% acidentes com transporte de produtos químicos

O número de ocorrências envolvendo caminhões que transportam produtos da indústria de cloro-álcalis diminuiu 81,7% desde o início da série histórica, em 2005. Em 2019, conforme levantamento realizado pela Abiclor, o índice foi de 0,24 acidentes a cada 10 mil viagens, ante 1,31% registrado em 2005.

“Esse índice mostra que o setor trabalha fortemente na prevenção de acidentes, seja no treinamento, capacitação e conscientização dos motoristas, bem como no investimento em tecnologia através de rotogramas falados e sistema de rastreamento eficiente, além de manter uma frota com idade média bem reduzida”, afirma Nelson Felipe, diretor-assistente da Abiclor. Ele destaca que a segurança preventiva é essencial no transporte dos produtos.

A indústria de cloro-álcalis, cada vez mais, vem aprimorando seus processos de gestão desde o transporte até a entrega no destinatário, com o objetivo de minimizar riscos. A busca pelo indicador zero é a meta de todos os responsáveis envolvidos na produção, distribuição, transporte e usuários de seus produtos.

O setor investe em conscientização e treinamento de colaboradores, além da busca por meios e procedimentos seguros para o transporte.