Glossário
- Home
- Glossário
Veja as expressões utilizadas em nosso site e uma explicação simples de cada conceito.
Água de lavadeira – produto líquido, rico em cloro, muito usado nas residências sendo aí usado para branqueamento de roupas e limpeza de ambientes (exemplo banheiros). A água de lavadeira é muito conhecida pelas suas várias denominações comerciais.
Água potável – água que sofreu tratamento e cloração. A cloração é feita pela colocação na água de cloro na forma gasosa ou na forma líquida (água sanitária). A água potável é uma água segura e muito agradável de ser bebida.
Água sanitária – o mesmo que água de lavadeira.
Anestesia – técnica médica que usa medicamentos para diminuir ou eliminar a dor do corpo de uma pessoa permitindo a realização de cirurgias.
Cloro – produto da indústria química. Pode ser usado na forma de gás ou na forma de produtos clorados. Um composto clorado líquido é o hipoclorito de sódio que é a forma concentrada da água sanitária.
Cólera – doença transmitida por um microorganismo chamado vibrião colérico. Seres humanos que beberem água sem tratamento e que tenham esse microorganismo poderão contrair a doença e até morrer. O doente com cólera fica com suas fezes líquidas e perde muita água com isso.
Convulsões – contração (movimento brusco) dos músculos.
Desinfecção – ação de desinfetar, ou seja, eliminar microorganismos em geral. Alguns microorganismos podem transmitir doenças. A adição de cloro à água é um exemplo de ação de desinfecção.
Diálise – técnica médica de filtrar o sangue de pessoas com problemas nos rins.
Doenças cardíacas – doenças relacionadas com o funcionamento do coração.
Doenças infecto-contagiosas – doenças causadas por microorganismos sendo que uma pessoa doente pode transmitir a outra. Ou pelo contrato direto ou por meio das fezes.
Doenças intestinais – doenças causadas por microorganismos que se instalam nos intestinos.
Febre tifóide – doença causada por microorganismo que pode estar em águas não tratadas. Se uma pessoa beber essa água não tratada pode ficar com essa doença.
Germicida – produto que elimina germes (microorganismos). A insolação pode ser uma prática germicida. A cloração também.
Glaucoma – endurecimento do globo ocular causado por aumento da pressão interna do olho.
Higiene – condição de limpeza, ausência de sujeiras e de microorganismos que possam causar doenças. A ausência de microorganismos ajuda que as pessoas não se contaminem, ou seja, não peguem doenças.
Hipertensão – é quando a pressão do sangue está acima do normal.
Hipoclorito de sódio – produto químico líquido e rico em cloro. Na sua forma mais diluída é conhecido comercialmente como água de lavadeira ou água sanitária.
Malária – doença transmitida por insetos.
Marca passo – aparelho que auxilia o funcionamento do coração.
Membrana osmótica – tipo de camada que permite a passagem sob controle de líquidos separando os sais.
Meningite – inflamação de uma parte do corpo chamada meninge.
Micose – doença de pele causada por microorganismos.
Náusea – sensação desagradável que culmina na vontade de vomitar.
Osteoporose – enfraquecimento dos ossos. Doença muito comum em pessoas idosas.
Proliferação – crescimento em número.
Psoríase – doença de pele com formação de escamas.
Purificação das águas – o mesmo que tratamento das águas. Técnica de tornar potável uma água de rio, mina ou de poço. Uma das partes da purificação das águas é efetuar sua cloração.
Saneamento básico – é o conjunto de serviços de distribuição de água potável (água encanada), coleta e tratamento de esgotos e coleta e disposição de lixo.
Transplante – operação para a substituição de órgão humano defeituoso. Os transplantes mais comuns são de córnea, medula, rins, coração e fígado.
Tratamento de águas – o mesmo de purificação das águas.
Úlcera – perda de material do corpo.
Varíola – doença transmitida por vírus.
Vibrião colérico – microorganismo que transmite a doença chamada “cólera”.