Abiclor

FPQuímica e representantes da indústria debatem agenda para 2021

A Comissão Executiva da Frente Parlamentar da Química (FPQuímica) e representantes da Abiclor e da Abiquim debateram as ações prioritárias da FPQuímica para 2021 em reunião realizada, no dia 15 de dezembro, por videoconferência.


O presidente da FPQuímica, deputado Afonso Motta (PDT/RS), disse que um dos desafios da Frente para este ano é aumentar o acolhimento de sua pauta junto ao Poder Executivo, além de agregar e engajar mais parlamentares.


A inserção internacional da economia brasileira estudada, negociada, transparente e concomitante à redução do Custo Brasil, um dos temas trabalhados pela FPQuímica em 2020, deverá continuar fazendo parte da pauta em 2021.


No dia 22 de dezembro passado, parlamentares da Frente apresentaram à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 575/2020, que busca sustar atos normativos do Poder Executivo que ampliam ilegalmente os poderes conferidos pelo Congresso Nacional à Câmara de Comércio Exterior (Camex) para tomar decisões sobre medidas de defesa comercial. Esses atos ampliam os poderes da Camex para suspender ou reduzir a aplicação de medidas antidumping, mesmo quando existirem elementos técnicos que as justifiquem.

O coordenador temático de Químicos para o Agronegócio da FPQuímica, deputado Jerônimo Goergen (PP/RS), defendeu encontros mensais ou bimestrais para debater sobre as necessidades do setor e destacou a importância de agenda prioritária para o primeiro trimestre, considerando a continuidade dos trabalhos virtuais, e interlocução com os candidatos às presidências das Casas Legislativas, para garantir apoio às pautas da Frente.


Também participaram da reunião os assessores do coordenador temático de Meio Ambiente da FPQuímica, deputado Rodrigo Agostinho (PSB/SP), Ademar Ferreira e Carla Gheler-Costa; e a assessora do coordenador estadual do Rio de Janeiro da FPQuímica, deputado Paulo Ganime (Novo/RS), Yara Haquim.


O setor de cloro-álcalis foi representado por Suelma Rosa, diretora de Relações Governamentais da Abiclor e da Dow Brasil, pelaa relações corporativas da Braskem, Núbia Isaias, e pelo gerente de Relações com Investidores da Unipar, Sergio Luiz Baptista dos Santos. Também participaram do encontro a o presidente-executivo da Abiquim, Ciro Marino, diretores da entidade e representantes da indústria química.


Fonte: Informe Abiquim