No inverno, uma boa dica para aliviar a tensão e relaxar é mergulhar numa água quentinha. Com temperaturas variando entre 27 °C e 29 °C, as piscinas de recreação aquecidas oferecem muitos benefícios à saúde, além de servirem como atividade de lazer. Mas, muito além da sensação de bem-estar, o banho na piscina de água quente tem efeitos terapêuticos. Confira alguns deles:
Melhora a circulação
A água quente ajuda na circulação sanguínea. Isso porque, a pressão hidrostática (exercida pela água sobre o corpo) auxilia na dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo, assim, a pressão arterial. É indicada para quem sofre hipertensão ou má circulação, pois dá uma sensação de alívio.
Diminuição de dores musculares
Como o calor promove o relaxamento muscular, a água quentinha ajuda a diminuir as dores nas articulações, nos ossos e nos músculos. Ideal para pacientes com problemas como osteoporose, artrite e reumatismo. Exercícios na água quente ajudam as articulações e ligamentos a se soltarem e se tornarem mais flexíveis.
Ajuda na fisioterapia
Pacientes com problema de mobilidade, ou que tiveram AVC podem utilizar a piscina aquecida para ajudar no processo de reabilitação. Debaixo d’ água os movimentos são mais leves e com relaxamento muscular é possível diminuir o esforço para fazer os movimentos.
Pele bonita
A água quente também favorece a saúde da pele, pois o vapor ajuda a abrir os poros, eliminando as toxinas do organismo.
Atenção: antes de usar a piscina aquecida como forma de tratamento é fundamental procurar um médico, para que ele indique as atividades mais apropriadas.