O Encontro Anual de Distribuição e Transporte Seguro da Indústria de Cloro-Álcalis – Edição 2022 contou com uma agenda intensa e de alto nível técnico, com apresentações sobre o Marco Regulatório do Saneamento, com a presidente do Instituto Trata Brasil, Luana Pretto, e sobre o Brasil pós-eleições, com o economista da MB Associados, Sérgio Vale. Também estiveram presentes no encontro Rubem Penteado de Melo, da Transtech, Denis Spencer de Mayo, da Ambipar Response, entre outros.
Produtores e parceiros responsáveis pela distribuição e transporte dos produtos do setor cloro-álcalis no Brasil estiveram presentes no evento, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (ABICLOR), que foi realizado no dia 22 de novembro na Costa do Sauípe, em paralelo ao 12º Seminário Técnico Internacional e Table Top Expo & Safety Workshop 2022.
Além da agenda exclusiva, o encontro também propiciou aos participantes a oportunidade de interagir com o público do seminário, que reuniu produtores e integrantes da cadeia cloro-álcalis de 22 países: Alemanha, Argentina, Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, Dinamarca, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Itália, Japão, México, Paraguai, Peru, Reino Unido, Suíça, Uruguai e Venezuela.
Durante a abertura do evento, Milton Rego, presidente executivo da Clorosur e da Abiclor, destacou a importância do setor logístico para a indústria de cloro-soda e reforçou o compromisso de toda a cadeia com a segurança. “Devemos continuar buscando constantemente por melhorias. Nosso objetivo é buscar as metas de zero acidentes e a de causar o mínimo impacto para as pessoas e ao meio ambiente”, enfatizou o executivo.
O encontro também promoveu excelentes oportunidades para a indústria de cloro-álcalis compartilhar experiências, discutir os desafios e avaliar alternativas para a melhoria contínua nas práticas e técnicas de transporte e distribuição de seus produtos e derivados.
Prêmio José Tardivo 21ª Edição
Encerrando as atividades do Encontro de Distribuição e Transporte 2022, a Abiclor realizou a entrega do Prêmio José Tardivo para a transportadora que se destacou no transporte seguro do setor cloro-álcalis no período 2021/2022. Participaram da entrega da premiação José Maria Gomes, presidente da Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos (ABTLP), Milton Rego, presidente da Abiclor e Ana Mello, coordenadora da CMT Logística da Abiclor.
Gomes falou sobre a participação de empresas de transportes, que a cada ano se aprimoram e se destacam na premiação. O executivo também falou sobre o ex-dirigente da ABTLP que inspirou essa premiação: “José Tardivo foi uma pessoa que trabalhou muito para a aproximação e parceria entre a Abiclor e ABTLP. Foi ele quem iniciou essa jornada, que tem trazido muitos benefícios para o setor de cloro-soda”.
Este ano, a grande campeã do Prêmio José Tardivo foi a Transportadora Trelsa que atingiu 95,39% da pontuação máxima (352 pontos). O segundo lugar ficou com a Transportadora Lida Transportes, que alcançou 94,84%, e a terceira posição foi conquistada pela Transportadora Symbolus, com 93,69% e ambas receberam o Prêmio Melhoria Contínua.
O prêmio, que está em sua 21ª edição, é um reconhecimento às transportadoras que apresentam as melhores práticas de segurança, saúde e meio ambiente no transporte de produtos da indústria de cloro-álcalis.