Na última terça-feira (2), a Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor), em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), realizou o EMBRAPII DAY ABICLOR, encontro que tem como objetivo promover a interação entre as empresas do setor cloro-álcalis e instituições de pesquisa tecnológica que alavancam a inovação na indústria brasileira.
O evento aconteceu na sede da Abiclor, em São Paulo, e contou com a participação de associados da instituição e de representantes da EMBRAPII. Participaram, ainda, três ICTs (Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação): a área de materiais do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), e duas áreas do Instituto Senai de Inovação (ISI), o ISI Biossintéticos e o ISI Eletroquímica.
De acordo com o presidente-executivo da Abiclor, Milton Rego, essa iniciativa contribui para novas possibilidade de inovação no setor. “A parceria com a Embrapii trouxe importantes oportunidades para nossas associadas. Ações como essas são essenciais para que a indústria de cloro-álcalis possa se desenvolver cada vez mais e alçar novos desafios, buscando sempre o aperfeiçoamento do setor em diferentes áreas.”
As empresas que participaram do evento puderam ter um contato mais próximo com projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e também tiveram a oportunidade de pensar em iniciativas para seus processos industriais. Participaram do encontro a Ambipar, Grupo Borelli, Grupo Cesari, Katrium, Klinger Brazil, Projesan, Sabará, Trelsa, Unipar e Zorzin e coordenadores do GT Industrial e GT Técnico da Abiclor.
Para Rogério Stoianov, executivo da Klinger Brasil, o encontro evidenciou como as empresas estão distantes das instituições de pesquisa. “Muitas vezes deixamos de melhorar algum processo, ou um produto, por não conhecer instituições que possam realizar esse trabalho ou pela inviabilidade econômica. Agora, juntamente à Embrapii, poderemos analisar nossas demandas internas e buscar melhorias”, destaca o executivo.
“O evento foi importante para divulgar as atividades de PD&I realizadas pela Embrapii, algumas delas ilustradas com exemplos concretos em parceria com instituições relevantes de pesquisa como o IPT e o ISI. A condução competente dos membros da Abiclor instigou os participantes a pensarem além das fronteiras tradicionais do setor de cloro-álcalis”, enfatiza André Cotrim, Diretor Industrial da Projesan Water & Co.
Também da Projesan, o COO, Pedro Francisco, reforçou a importância do evento para o desenvolvimento do setor. “Um encontro de grande valia para nós e que, mais uma vez, confirma o alinhamento que temos com as perspectivas de futuro da Abiclor. Enxergamos que o caminho a seguir é o de fomento contínuo e expressivo em inovação e desenvolvimento para a indústria química. Através deste encontro, conseguimos ampliar possibilidades de novos projetos em conjunto.”