Abiclor

Diversão para todos: como garantir a acessibilidade na piscina

Uma piscina com acessibilidade é fundamental para garantir que todas as pessoas, sem exceção, possam se divertir, relaxar ou praticar exercícios na água de maneira mais segura. Confira algumas soluções que dão mais autonomia e fazem toda a diferença para idosos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

– Rampa de acesso permite a entrada gradual e em segurança na piscina, seja andando ou com o uso de cadeira de rodas. Recomenda-se instalar piso antiderrapante e corrimão dos dois lados.

– Escada em concreto é alternativa que facilita a entrada gradual; deve ser construída de modo que os degraus fiquem submersos e também sirvam como bancos para os banhistas. Demanda piso antiderrapante e corrimão dos dois lados.

– Plataformas elevatórias são também recursos que aumentam acessibilidade às piscinas, por parte de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, sendo instaladas na borda da piscina e projetadas para submergir na água.

– Barras de apoio facilitam a locomoção no interior da piscina. Recomenda-se a instalação de barras de apoio em todas as bordas internas, na altura da água.

Importante frisar que essas e outras adequações devem ser realizadas com mão de obra especializada e seguir a norma ABNT NBR 9050:2015, que estabelece critérios e parâmetros técnicos de acessibilidade.

Piscina acessível_shutterstock_792700753_Juan Aunion_com crédito