Nada melhor para relaxar no friozinho do que um mergulho em uma piscina de água aquecida. Essas piscinas, cujas temperaturas podem chegar a 36 ºC, necessitam de mais cuidados do que aquelas com água natural, e é imprescindível que, antes de adquirir uma, os donos estejam cientes dos cuidados que ela exigirá.
A necessidade por manutenção mais rigorosa é resultado da facilidade que micro organismos tem de se proliferarem mais rapidamente em meios aquecidos. Confira a seguir os principais cuidados que devem ser tomados para manter saudáveis as águas das piscinas que possuem sistema de aquecimento.
Cloro
Assim que o sistema for instalado, é necessário fazer medições do cloro a cada hora para corrigir os parâmetros sempre que preciso. Assim que a água se estabilizar e mantiver os parâmetros da substância, essa medição pode ocorrer a cada 12 horas. Se a estabilidade continuar, as verificações poderão passar para uma vez por dia. Uma informação importante de ter na memória é que as temperaturas elevadas aceleram a decomposição do cloro, portanto, é necessário se atentar a isso.
Evaporação da água
Em piscinas com sistema de aquecimento, a água evaporará mais rapidamente, necessitando ser cheia com mais frequência.
Algas
Para crescerem fortes e verdinhas, as algas precisam apenas de luz e calor. Por conta disso, é necessário ficar ainda mais atento quando se tem uma piscina com sistema de aquecimento em casa.
PH
Com o calor, o PH da água tende a se elevar. Em piscinas sem sistema de aquecimento pode-se medir o PH a cada 3 dias, porém, quando a piscina é aquecida, é recomendável fazer essa medição diariamente. Se, depois da medida de PH, constatar-se que ele está elevado, deve-se utilizar um redutor de PH.
Cloraminas
As cloraminas são um subproduto do cloro que fazem com que a água tenha um odor forte e arda os olhos. Em piscinas aquecidas elas se formam mais rapidamente do que em águas com temperatura natural, portanto é necessário prestar atenção ao odor da água para regular este produto.
Bordas da piscina
Por conta da temperatura da água, as piscinas aquecidas estimulam a produção de suor nos banhistas, e isso faz com que as bordas fiquem com acúmulo de oleosidade. É necessário aumentar o uso de limpa-bordas para evitar que essa oleosidade torne-se difícil de ser removida.
Além destes cuidados técnicos, vale lembrar que os cuidados diários facilitam manter a água da piscina saudável. Eliminar rapidamente resíduos orgânicos que caem na piscina e tomar uma ducha antes de entrar na água são imprescindíveis para manter a limpeza.
Fonte: Pool Rescue