Muito difundido na Europa e nos EUA, o Ai Chi é um método japonês de relaxamento na águam que minimiza o estresse e as dores, aumentando o equilíbrio do corpo. Composta por uma sequência de movimentos lentos e contínuos – é como se fosse o tai chi chuan na água – associados ao ciclo respiratório, o AI Chi é realizado em piscina aquecida e os movimentos são desenvolvidos de modo coordenado com a respiração a fim de desafiar o equilíbrio dos praticantes.
A repetição dos movimentos impacta nos fluxos de energia corporal e traz tranquilidade interior dos praticantes, podendo até auxiliar no combate à insônia.
Esta técnica de relaxamento é indicada para pessoas que sofrem de dificuldades respiratórias, tensão, disfunção muscular e estresse, e oferece como benefícios o aumento da circulação sanguínea. Melhora o metabolismo e aumenta a flexibilidade articular.
Além de utilizado em processos de reabilitação, o Ai Chi também tem sido aplicado na prevenção de lesões, já que fortalece os músculos e aumenta a mobilidade daqueles que praticam a atividade.