O novo marco legal do saneamento abre as portas para os investimentos no setor e deve multiplicar as oportunidades de emprego e renda.
Com previsão de investimentos de R$ 750 bilhões até 2033, o Plano Nacional de Saneamento Básico (PLANSAB) tem como desafio a universalização do acesso aos serviços de saneamento, que envolvem água tratada, esgotamento sanitário, gestão de águas pluviais, destinação adequada de resíduos sólidos e limpeza urbana. O setor vive a expectativa de uma grande expansão, conforme as iniciativas que visam solucionar os problemas de infraestrutura sanitária no Brasil comecem a avançar. Diante da quantidade de obras necessárias para atender às metas estabelecidas no plano, uma consequência previsível é o aumento da demanda por profissionais capacitados a atuar em como engenharia hídrica, engenharia ambiental e sanitária, tecnologia em saneamento ambiental.
Para aqueles que buscam uma oportunidade nessa área, há opções de cursos superiores de bacharelado e de tecnólogos. Confira abaixo os principais cursos e campos de atuação dos profissionais especializados em soluções para o setor de saneamento básico.
Cursos de bacharelado
Os cursos de bacharelado voltados para as áreas de saneamento básico possuem duração de quatro a cinco anos, formando profissionais mais generalistas, capazes de propor soluções sustentáveis para o desenvolvimento da sociedade.
Engenharia ambiental
O foco da atuação do engenheiro ambiental é a preservação do ecossistema à sua volta. Por meio da análise da interação entre o homem e a natureza, esse profissional elabora projetos e soluções para minimizar os impactos causados por obras de infraestrutura ou pelo desenvolvimento de atividades produtivas ou de serviços em uma determinada região. Está capacitado também a implantar projetos visando à recuperação de áreas já degradadas.
Engenharia hídrica ou engenharia de recursos hídricos
Essa formação é voltada para a gestão eficiente dos recursos hídricos em diferentes áreas e setores. Esse profissional está habilitado a desenvolver projetos para a utilização de bacias hidrográficas e mananciais de forma eficiente, de sistemas de informações hidrológicas e de implantação de empreendimentos de captação, transporte, utilização, descarte, irrigação e drenagem de água.
Engenharia sanitária
Além de atuar em projetos de sistemas de abastecimento de água, o engenheiro sanitarista também desenvolve ações como obras de captação e tratamento de esgotos, drenagem de vias públicas, gestão eficiente de resíduos sólidos, com os objetivos de promover a saúde pública com o mínimo de impacto ambiental possível.
Engenharia química
Esse curso forma profissionais habilitados para lidar com transformações físico-químicas da matéria-prima. Como os processos de desinfecção de água e tratamento de esgoto envolvem uma grande quantidade de produtos químicos e de processos que envolvem manuseio, transporte e aplicação de substâncias de uso controlado, o engenheiro químico será um profissional em evidência nos próximos anos.
Cursos tecnólogos
Os cursos de tecnólogos ou cursos superiores de tecnologia também são considerados de graduação, mas diferem-se dos bacharelados por terem duração menor (entre dois e três anos) e serem direcionados à formação de profissionais mais especializados.
Tecnólogo em gestão ambiental
Essa formação é mais voltada para a área de gestão, com habilidades em planejamento, gerenciamento e execução de atividades que minimizem o impacto das ações humanas no meio ambiente.
Tecnólogo em gestão de recursos hídricos
O tecnólogo em gestão de recursos hídricos está habilitado a realizar planos, programas e projetos com foco na gestão eficiente dos recursos hídricos, de conservação e de acesso à água.
Tecnólogo em gestão de resíduos sólidos
Planejar, implantar, supervisionar e monitorar operações de instalações de tratamento de resíduos sólidos são algumas das atribuições do tecnólogo em gestão de resíduos sólidos, que também pode desenvolver programas de prevenção e controle de poluição.
Tecnólogo em obras hidráulicas
É o profissional especializado em obras hidráulicas, responsável pelas redes de distribuição de água potável, de coleta de esgotos e de águas pluviais em áreas públicas, residenciais e industriais.
Instituições que oferecem cursos na área de saneamento básico
O e-MEC, site desenvolvido e mantido pelo Ministério da Educação, disponibiliza informações sobre as situações das instituições superiores de ensino e sobre os cursos ofertados. É possível realizar consultas buscando pelo nome da instituição ou do curso de interesse. Clique aqui para acessar o e-ME