Após mais de dois meses de fechadas para evitar a contaminação pelo coronavírus, a Itália, um dos países mais afetados pela Covid-19, autorizou a reabertura de piscinas e academias. Os protocolos adotados pelos italianos, que estão agora no verão, para uso da piscina nos ajudam a ter uma ideia de como será o retorno à “normalidade” aqui no Brasil e também em outros países.
Segundo a reportagem do portal G1, com base em informações da agência France Presse, nas piscinas públicas e nos parques aquáticos, é preciso manter uma distância de 7m² entre as pessoas na água. As espreguiçadeiras devem ficar a uma distância de um metro e meio uma da outra.
Embora não seja obrigatório, nas academias e nas piscinas é possível verificar a temperatura das pessoas. É proibida a entrada de usuários com temperatura a partir de 37,5°C. Além disso, os responsáveis pelas piscinas devem manter por 14 dias a lista de visitantes, o tempo de incubação do vírus necessário para isolar um caso positivo de usuário e rastrear as pessoas com quem teve contato.
O uso de máscaras não é obrigatório durante os exercícios, mas, segundo a reportagem, muitos locais devem exigir que os frequentadores usem a máscara desde a entrada até o vestiário.