Após a classificação do revezamento 4×200 metros livre feminino, a delegação brasileira de natação na Olimpíada de Tóquio já tem 26 atletas confirmados, um recorde de participação, excluindo a última edição, quando o Brasil foi o país sede. A equipe brasileira do revezamento, formada por Larissa Oliveira, Nathalia Almeida, Gabrielle Roncatto e Aline Rodrigues, herdou a vaga após a desistência da Grã-Bretanha, campeã europeia. O maior número de nadadores brasileiros em Jogos Olímpicos foi registrado em 2008, na Olimpíada de Pequim (China), informa a Agência Brasil.
A confirmação da vaga pela Federação Internacional de Natação (Fina) levou em conta o desempenho do quarteto brasileiro na seletiva olímpica realizada em abril, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. A equipe fechou a prova com o tempo de 8m00s92, e ficou na primeira posição na lista reserva de 16 classificadas. Com a confirmação da vaga ontem, dia 14, o país estará em Tóquio 2020 com seis dos sete revezamentos possíveis. A única ausência será o 4x100m medley feminino.
A Fina também confirmou a participação de Etiene Medeiros e Caio Pumputis, ambos classificados à Tóquio 2020, nas provas de 50m livre e 100m peito, respectivamente. A decisão ocorreu após pedido da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) feito à entidade. Ambos os atletas já estavam classificados para as Olímpiadas, mas após um pedido Confederação dos Desportos Aquáticos (CBDA) solicitando à Fina que considerasse os índices dos 50m livre e 100m peito no Troféu Brasil de 2019, os nadadores foram confirmados em mais uma prova. A competição realizada em 2019 não era classificatória, mas estava dentro da janela olímpica estabelecida pela Fina.
Confira a lista completa dos atletas de natação que foram convocados para os Jogos Olímpicos aqui.
Fontes: Agência Brasil