O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), voltou a subir pela terceira vez consecutiva e chegou a 59,4 pontos em agosto. O indicador está acima de 50 pontos, indicando que os empresários estão confiantes. Além disso, o resultado de agosto está acima da média histórica de 54,5 pontos.
Nas grandes empresas, o Icei registrou 59,7 pontos este mês. Nas médias indústrias, ficou em 59,5 pontos e, nas pequenas, em 58,8 pontos. O levantamento indicou ainda que o índice é maior na indústria extrativa, segmento em que alcançou 62,8 pontos. Na indústria de transformação ficou em 59,5 pontos e, na construção, em 58,5 pontos.
Segundo a CNI, o aumento do otimismo é resultado da melhora da percepção das condições atuais dos negócios e do aumento do otimismo sobre o desempenho das empresas e da economia nos próximos seis meses.
O Índice de Situação Atual (ISA) também apresentou aumento e chegou a de 51,1 pontos, 4,1 pontos a mais em relação ao mês passado.