Com a crescente tensão em relação ao coronavirus é importante esclarecer que a água de piscina não oferece riscos de transmissão da doença. A água é tratada com cloro, um desinfetante altamente eficaz no combate de germes e bactérias.
No caso de ambientes com piscina, seja em casa, no condomínio ou no clube, o risco de contaminação está em superfícies como corrimão, apoios, escadas e pisos, bancadas de vestiário, por exemplo. Gotículas de saliva, secreções de espirro ou podem atingir esses locais que, em contato com as mãos, podem espalhar o coronavírus. Por esse motivo, a recomendação é lavar bem as mãos com água e sabão e manter as superfícies desinfetadas com produtos adequados.
O cloro, componente básico da água sanitária, é um dos desinfetantes recomendados pela Organização Mundial de Saúde e pode ser usado para higienizar superfícies como deques de madeira, pisos de pedra e cimento entre outras. “A água sanitária pode ser usada diluída, na proporção de 300 ml ou um copo americano (250 ml) para cada litro de água”, explica o médico Flávio Zambrone, presidente do Instituto Brasileiro de Toxicologia, especialista em saúde pública e doutor pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).