Pela primeira vez cientistas anunciaram a descoberta de um lago de água em estado líquido em Marte, informa revista Science. De acordo com Roberto Orosei, principal autor da descoberta e pesquisador da Universidade de Bolonha, a água foi encontrada no único lago descoberto do chamado Planeta Vermelha e se assemelha aos lagos sob gelo da Antártida e Groelândia.
Localizado debaixo de uma camada de gelo marciano, o lago tem cerca de 20 quilômetros de largura, mas ainda não é possível calcular o volume de água. A descoberta levanta a possibilidade de haver mais água e, talvez, vida em Marte.
Segundo a agência de notícias EFE, a pesquisa aponta que a água encontrada é salgada, pois apenas este estado de água permitiria que, junto com a pressão da camada de gelo, o lago subterrâneo permanecesse em estado líquido.
A descoberta foi possível graças a radares instalados na sonda Mars Express da Agência Europeia de Ambiente (AEA). A água líquida é um dos pré-requisitos para o surgimento de organismos vivos e por isso um dos principais elementos procurados por cientistas em outro planeta. Essa descoberta é uma das mais importantes dos últimos anos.
Os cientistas obtiveram 29 conjuntos de amostragem do radar e identificaram um ponto em que havia uma mudança muito acentuada do sinal propagado. O perfil identificado pelos pesquisadores era praticamente igual ao dos lagos de água líquida encontrados sob as calotas do Ártico e da Antártida, na Terra.
Fonte: G1, Huffpost e BBC