A Unipar Carbocloro fez ontem, dia 21, a doação de 900 litros de hipoclorito de sódio para nove cidades da Baixada Santista: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente. A cerimônia reuniu cerca de 100 pessoas, entre autoridades e representantes do setor da região.
Cada uma das cidades recebeu 100 litros do produto para utilizar nas ações de combate à larva do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e da chikungunya. A Unipar Carbocloro é a maior fabricante de hipoclorito de sódio do país, com capacidade de produção de 400 mil toneladas por ano. A ação faz parte da Campanha Cloro na Zika, promovida pela Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor) com o objetivo de disseminar a eficácia do cloro no combate ao mosquito.
Estudo realizado pelo Laboratório de Radiobiologia e Ambiente do Centro de Energia Nuclear na Agricultura – CENA -, da Universidade de São Paulo (USP), comprovou que o hipoclorito de sódio é quase 100% eficaz para este uso. Um dos autores do estudo, o doutorando da USP Andre Ricardo Machi, fez uma palestra sobre a importância de usar a água sanitária para prevenir as doenças causadas pelo mosquito.
O hipoclorito de sódio é a versão concentrada da água sanitária. Ao sair da fábrica, sua concentração é de 15%, mas para ser consumido é diluído em água e tem concentração entre 2,5% e 3%, resultando no que conhecemos como água sanitária. Sua atuação é semelhante à dos inseticidas modernos chamados de IGRs, ou seja, inibidores do crescimento de insetos.