Com as temperaturas subindo, é hora de dar as boas-vindas às piscinas! Mas, antes de mergulhar, alguns cuidados são fundamentais: tomar uma ducha, cuidar da higiene de crianças pequenas e bebês que usam fraldas e, claro, não fazer xixi na água! A campanha Piscina Limpa – Mergulhe nessa ideia, mantida pela Associação Brasileira de Indústrias de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor) há mais de 10 anos, alerta banhistas sobre a importância de contribuir para a qualidade da água.
Sem tratamento e higiene adequados, a água da piscina pode transmitir doenças. A cloração da água é o método mais eficaz para o tratamento de piscinas, especialmente aquelas com muitos frequentadores – como clubes, piscinas públicas e parques aquáticos. Piscinas particulares e de condomínios também precisam de cuidados periódicos para que a qualidade da água se mantenha adequada ao banho.
Mas, além dos agentes químicos de desinfecção, os banhistas precisam colaborar. Hábitos de higiene como tomar uma ducha antes de entrar na água, não fazer xixi e verificar as fraldas das crianças evitam que bactérias e outros micro-organismos sejam levados para dentro da piscina. A campanha Piscina Limpa disponibiliza informações para que os banhistas possam compartilhar essa ideia com seus familiares, amigos, vizinhos e colegas de clube ou de práticas esportivas.
Os cuidados com a higiene pessoal ajudam a evitar a transmissão de doenças como conjuntivites, gastroenterites, micoses e outras infecções, além de reduzir a produção de cloroaminas (reação do cloro com a amônia presente no suor e da urina), substâncias que causam irritação nos olhos e na pele.
“A promoção da saúde e do bem-estar coletivo está na base da indústria de cloro-álcalis, mas é um compromisso compartilhado entre a indústria e a sociedade. Por isso a Abiclor retoma, anualmente, esta campanha para falarmos da importância de cada um fazer a sua parte em busca de mais qualidade de vida para todos”, destaca Milton Rego, presidente executivo da entidade.