Abiclor

Braskem realiza parceria para acabar com o lixo do Parque Ibirapuera

A Braskem, empresa associada à Abiclor, e a Urbia, gestora do Parque Ibirapuera, uniram-se para transformar o parque mais conhecido de São Paulo no mais sustentável da América Latina.

O projeto Lixo Zero prevê que os copos de sucos, embalagens de lanches, canudos e até mesmo a casca do coco sejam destinados à reciclagem. O processo será feito por meio de uma Central de Resíduos dentro do próprio parque, além de coletores digitais e analógicos, para que todos possam descartar seu lixo da maneira adequada. A meta é tornar o parque “aterro zero” até 2025.

A Central de Resíduos terá uma equipe formado 100% de mulheres. Nela será realizada a triagem dos materiais, que posteriormente serão tratados para tornarem-se matéria-prima novamente. Os visitantes do parque terão oportunidade de conhecer a iniciativa de perto e aprender um pouco mais sobre como funciona o processo.

A Braskem adota uma estratégia de transição para uma economia circular fortemente pautada em soluções de reciclagem mecânica e avançada. A empresa atua em parceria com outros elos da cadeia para fortalecer a reciclagem mecânica, transpondo barreiras técnicas e logísticas para garantir um material reciclado de qualidade e em quantidade. Além disso, continua a trabalhar no aprimoramento de tecnologias e soluções para a reciclagem avançada – processo no qual o plástico se transforma novamente em matéria-prima para novos produtos, sejam plásticos ou químicos.

A Abiclor apoia iniciativas como esta e acredita na importância da indústria química para a promoção de cadeias circulares de produtos e materiais. Afinal, práticas sustentáveis são capazes de transformar vidas e deixar um planeta mais saudável para gerações futuras.