Os quatro estudantes brasileiros que representaram o Brasil na 48th International Chemistry Olympiad (IChO-2016) em Tbsli, Georgia, voltaram para casa com medalhas, superando o desempenho de estudantes da Alemanha, França, Itália e Grã-Bretanha, Holanda, Espanha e Portugal.
Os paulistas Vitor Gomes Pires e Pedro Seber e Silva conquistaram medalhas de prata e os cearenses Gabriel Ferreira Gomes Amgarten e Davi Oliveira Aragão de bronze numa disputa com 317 competidores de 80 países. Realizada entre os dias 23 de julho de 1º de agosto, a Olimpíada contou com a participação de 80 países, com no máximo quatro estudantes do ensino médio por equipe.
O próximo desafio dos quatro vencedores da ICho-2016, que já contam com medalhas das etapas brasileira e paulista, será trazer o ouro para o Brasil na 21ª Olimpíada Ibero-americana de Química, que será realizada em Bogotá, na Colômbia, entre os dias 18 e 25 de outubro.
O Programa Nacional Olimpíadas de Química é organizado pela Associação Brasileira de Química (ABQ) com apoio oficial do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação, além de outras instituições privadas. A Associação Brasileira de Cloro, Álcalis e Derivados (Abiclor) é uma das primeiras patrocinadoras do evento, juntamente do Conselho Regional de Química.
Prof. Fabiano Gomes (UFRN), Davi Aragão (CE), Pedro Seber (SP), Vitor Pires (SP), Gabriel Amgarten (CE) e Prof. Arimateia Lopes (Reitor da UFPI).