Abiclor

Brasileira nada mais de 30 horas e bate recorde mundial

Já imaginou ficar nadando 30 horas e sete minutos sem parar dentro de uma piscina com correntes artificiais geradas por turbinas, simulando o mar aberto? Quem conseguiu esse feito inédito foi  Mayra dos Santos, uma mineira de Juiz de Fora, radicada desde 2004, na Ilha da Madeira, Portugal. Aos 41 anos, ela bateu no início deste mês de novembro o recorde  mundial de natação estática contra a corrente.

Segundo Mayra, a ideia de se preparar para desafio em piscina surgiu devido pandemia, pois o acesso às praias estavam fechados. “Estava me preparando para uma prova que iria ocorrer em setembro quando tudo fechou. Então, surgiu a chance de seguir treinando na casa de uns amigos suecos. Eles têm uma piscina com esse equipamento que gera a corrente de água. Vi o espanhol Alberto Lorente quebrar o recorde. E a ideia surgiu” explica a atleta em entrevista à Agência Brasil.

Ela conta que chegou a conversar com o antigo recordista, que havia nadado por 30 horas, sendo 28h45min de natação e 1h15min de descanso e recuperação, antes de realizar o feito, e a descrença de Lorente foi uma motivação maior ainda: “Ele me disse que eu poderia alcançar as 25 horas. Já seria bom. Ganharia o prêmio. A marca das 30 horas seria impossível para uma mulher. Aquilo era o empurrão que eu precisava”, lembra.  Antes de Mayra, o melhor tempo feminino era de 24 horas e um minuto.

Fonte: Agência Brasil