De janeiro a 2 de abril deste ano, foram registrados no Brasil 802.429 casos prováveis de dengue. Segundo boletim divulgado hoje (26) pelo Ministério da Saúde, foram confirmadas 140 mortes em decorrência da infecção pelo vírus da dengue.
Apesar do número de mortes ser inferior aos 427 de 2015, o diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, diz que 307 estão em investigação. “O número pode subir muito ainda na medida que os óbitos em investigação tiverem seus exames concluídos. Grande parte dos casos em investigação são confirmados”, esclareceu Maierovitch em entrevista à imprensa na tarde de hoje (26).
No mesmo período do ano passado, foram registrados 705.231 casos prováveis de dengue. Assim como no ano passado, a circulação do tipo Denv1 prevaleceu.
Embora o número de casos prováveis, até o momento, tenha sido superior ao do ano passado, nas últimas semanas, a quantidade de casos tem sido inferior, disse Cláudio Maierovitch.
“Nossa expectativa é que essa curva continue caindo, mostrando o resultado das ações de prevenção, que foram intensificadas”, acrescentou Maierovitch. Ele disse que a tendência é que, no final do ano, o número de casos seja inferior ao de 2015.
Minas Gerais, com 1332,5 casos por 100 mil habitantes; Rio Grande do Norte, com 857; Mato Grosso do Sul, com 825,9; e Goiás, com 739,2, foram os estados que tiveram maior incidência do vírus.
Fonte: EBC – AGÊNCIA BRASIL