O Campeonato Mundial de Natação em Piscina Curta, considerado o maior campeonato do ano em piscina de 25 metros, terminou no último domingo, 18 de dezembro, em Melbourne, na Austrália. O Brasil trouxe para casa uma medalha de ouro: Nicholas Santos nos 50m borboleta, tornou-se o tetracampeão mundial da prova.
O nadador é brasileiro que mais sentiu o gosto de pisar no pódio em mundiais de piscina curta. No total, conquistou 12 medalhas em Mundiais de piscina curta: seis de ouro, três de prata e três de bronze. Nicholas Santos também o atleta mais velho a ganhar um ouro em disputas como esta. Ainda em grande forma, ele anunciou sua aposentadoria após o evento. “Deixo a natação aos 42 anos e estou muito feliz e orgulhoso”, afirmou à imprensa após a premiação.
A natação é um esporte cuja prática oferece diversos benefícios à saúde. Especialistas afirmam que ela fortalece os músculos, aumenta a flexibilidade, auxilia no tratamento de doenças respiratórias, como a asma, e ainda melhora o humor e a memória. E a evolução do esporte está diretamente relacionada à química do cloro: o tratamento da água garante a segurança sanitária aos esportistas tanto nas grandes competições quanto nas atividades diárias, em clubes e centros de treinamento.
“A importância do cloro para o tratamento da água é indiscutível, representa um salto em termos de saúde pública; é uma satisfação fazer parte de um setor que tem tanto a contribuir com a saúde, o esporte e a melhoria da qualidade de vida”, comenta Milton Rego, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor).
A Abiclor apoia e incentiva as práticas em piscinas, seja por esporte ou por lazer, e estimula os banhistas a contribuírem com a qualidade da água adotando bons hábitos na utilização de piscinas coletivas. Afinal, alguns cuidados simples, como tomar ducha antes de mergulhar e não fazer xixi na piscina, garantem um ambiente mais agradável para todos.
A entidade disponibiliza informações sobre piscinas, tratamento de água e esportes aquáticos na área da campanha Piscina Limpa, em seu site.