Mais uma vez os estudantes brasileiros fizeram uma campanha vitoriosa na Olimpíada Internacional de Química. Ygor de Santana Moura e Joaquim Miguel Moreira Santiago Ari de Sá, ambos de Fortaleza (CE) conquistaram duas medalhas de prata no torneio realizado entre os dias 21 e 30 de julho, em Paris. Thiago Oliveira Sousa, também de Fortaleza, e Lucas Yutaka Kuroishi, de São Paulo, trouxeram na bagagem duas medalhas de bronze.
No quadro geral, entre os 309 estudantes de 80 países que participaram do certame, Ygor ficou com a 42ª posição e Joaquim na 56ª colocação.
“Esse resultado é fruto de muita dedicação e do trabalho árduo realizado nos últimos anos por todos os envolvidos no Programa Nacional Olimpíadas de Química”, afirma o professor Sergio Melo, coordenador do programa. A cada ano, diz ele, o interesse e o desempenho dos estudantes têm surpreendido positivamente. Em 2018 o Programa recebeu 254 mil inscrições de alunos.
O Programa Nacional Olimpíadas de Química tem como um de seus primeiros patrocinadores a Associação Brasileira de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor) juntamente com o Conselho Regional de Química – 4a. Região.