Abiclor

Brasil foi o grande destaque no campeonato Sul-Americano juvenil de esportes aquático com 137 medalhas

A cidade de Lima, Peru, foi a organizadora do Campeonato Sul-Americano Juvenil de Esportes Aquáticos, realizado nas duas últimas semanas. E os atletas brasileiros, com faixa etária entre 14 e 18 anos, fizeram bonito, alcançando marcas históricas e conquistando quatro medalhas de ouro nas cinco modalidades disputadas.


A natação foi a modalidade mais premiada, com 92 medalhas, sendo 51 de ouro, 22 de prata e 19 de bronze. Os atletas Stephanie Balduccini e Samuel Lopes foram premiados como os melhores da competição.


As seleções feminina e masculina de polo aquático apresentaram desempenhos impecáveis, sendo campeãs de forma invicta. Os atletas brasileiros nessa modalidade também ganharam reconhecimento individual. No feminino, Sophia Freitas foi escolhida a melhor goleira e, no masculino, Diogo Checchinato foi escolhido como o melhor goleiro e Frederico Carsalade como melhor jogador.


Outra modalidade com grande destaque do Brasil nos jogos foram os saltos ornamentais, sendo a segunda equipe brasileira que mais recebeu prêmios, com 25 medalhas no total. Foram seis de ouro, dez de prata e nove de bronze. No quadro geral dessa modalidade, o País ficou em segundo lugar.


Com o nado artístico, a seleção brasileira marcou presença no pódio em todas as provas que participou. No total, foram dez premiações, sete medalhas de ouro conquistadas e três de prata.


O restante das medalhas foram conquistadas por meio provas de águas abertas.


Fontes: CBDA